Para entender como a economia funciona primeiramente é necessário saber o que é a economia!
O termo economia provém das palavras gregas oikos (casa) e nomos (leis, regras, costumes) surgindo assim o termo "regras da casa".
Uma das definições mais utilizadas é a formulada por Lionel Robbins que diz que a economia é "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos."
Sabemos bem que de fato o homem tem um número ilimitado de necessidades a serem satisfeitas, algumas necessariamente essenciais (alimentação, moradia, saúde, etc) já outras não tão cruciais, mas que mesmo assim são busca constante pelos homens em satisfazê-las. Para isso o homem se utiliza de recursos, tanto naturais como artificiais, mas que não são ilimitados como suas necessidades.
A escassez de recursos primordiais faz o homem procurar por usos alternativos. Se não houvesse escassez de recursos ou se houvesse usos alternativos para todos os recursos escassos não haveriam problemas econômicos, mas como sabemos não é o que ocorre.
A escolha de como utilizar os recursos e seus usos alternativos é o que interfere diretamente na economia. As decisões financeiras variam muito conforme o contexto social atual, como política, guerras e crises, por isso a economia é considerada por muitos como instável, pois um recurso hoje provavelmente não valerá o mesmo amanhã.
Leia Mais…