segunda-feira, 30 de março de 2009

Você entende a economia?


Para entender como a economia funciona primeiramente é necessário saber o que é a economia!

O termo economia provém das palavras gregas oikos (casa) e nomos (leis, regras, costumes) surgindo assim o termo "regras da casa".

Uma das definições mais utilizadas é a formulada por Lionel Robbins que diz que a economia é "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos."

Sabemos bem que de fato o homem tem um número ilimitado de necessidades a serem satisfeitas, algumas necessariamente essenciais (alimentação, moradia, saúde, etc) já outras não tão cruciais, mas que mesmo assim são busca constante pelos homens em satisfazê-las. Para isso o homem se utiliza de recursos, tanto naturais como artificiais, mas que não são ilimitados como suas necessidades.

A escassez de recursos primordiais faz o homem procurar por usos alternativos. Se não houvesse escassez de recursos ou se houvesse usos alternativos para todos os recursos escassos não haveriam problemas econômicos, mas como sabemos não é o que ocorre.

A escolha de como utilizar os recursos e seus usos alternativos é o que interfere diretamente na economia. As decisões financeiras variam muito conforme o contexto social atual, como política, guerras e crises, por isso a economia é considerada por muitos como instável, pois um recurso hoje provavelmente não valerá o mesmo amanhã.


Leia Mais…

sábado, 28 de março de 2009

Compra aí minha gente!

Realmente o comércio eletrônico está visivelmente se ampliando e o mais legal é que ele não está restrito apenas a classe A. Pesquisa realizada pelo Data Popular (Empresa que pesquisa o mercado popular brasileiro) com 900 paulistanos de diferentes classes demonstraram que 68% das pessoas da classe A possuem cartão de crédito e realizam compras pela internet, no entanto essa classe é muito pequena e em números absolutos a representação das classes C,D e E tem mais pessoas comprando na internet, o que mostra a acessibilidade dessa grande parcela da população a internet,seja em casa ou em lan houses, e a expansão do uso do cartão de crédito, juntando o meio de compra com a forma de pagamento mais usada. No momento o principal fator que dificulta o comércio eletrônico para os consumidores C,D e E e que são mais novos no meio virtual é a falta de confiança nos sites, por problemas de clonagem de dados e a falta de assistência da empresa caso ocorra algum problema na venda, pois ele não tem uma referência física (uma loja por exemplo) para reclamar pessoalmente. Para evitar tal problema, estão sendo utilizados estratégias chamadas de multicanal, onde uma loja que já existe no comércio real e normalmente é popular, também possui uma rede virtual de lojas e caso haja alguma reclamação a fazer é só se direcionar a loja física.

Fonte: Notícias da Rede Band News

Leia Mais…

segunda-feira, 23 de março de 2009

Comércio na Internet

Há muitos benefícios em levar-se um negócio para internet. Um website pode oferecer personalização, serviço de alta qualidade ao cliente e um melhor gerenciamento de informações entre empresas, consumidores e fornecedores, mas ainda existe uma barreira para que algumas empresas invistam em projetos on-line e digitais, devido a falta de informação, pelo medo de não saber se o investimento terá retorno, levando a uma pergunta: A Internet vende? E a resposta é "não", a Internet não vende, mas as pessoas compram cada vez mais por meio dela.
Devido às facilidades que a internet traz às pessoas que tiram proveito das utilidades que ela oferece, com uma série de facilidades e opções de se conseguir aquilo que se busca com menos esforço, mais agilidade, menos tempo e mais informação.
As empresas que optam por expandir seus negócios através do meio virtual, ou on-line, conseguem atingir um mercado maior, prospectanto clientes de regiões mais distantes da sua área de atuação, conseguem interagir e mostrar seus produtos e serviços, bem como a imagem da empresa para clientes e fornecedores com maior facilidade.

Saiba mais sobre esse artigo clicando neste link: http://imasters.uol.com.br/artigo/8196/ecommerce/comercio_na_internet/

Leia Mais…