quarta-feira, 15 de abril de 2009

A internet modificando a forma de comprar e vender produtos

Desde o surgimento do computador, a internet é a tecnologia que anuncia mais mudanças nos negócios. Por meio da internet, tudo se move mais próximo e simultaneamente, resultando em tempo de resposta, distâncias e custos próximos a zero, e o seu valor é justamente a sua capacidade de proporcionar acesso imediato à informação.

De fato, a internet viabiliza o chamado ambiente digital, que permite a realização eletrônica de negócios, como o comércio eletrônico, ambiente este que vem modificando a operação de comprar e vender produtos. Na era industrial, o foco era a aplicação do conhecimento para maximizar a produção e reduzir os custos, na economia digital, o foco é fornecer ao consumidor a maior quantidade de escolhas. Estas escolhas podem se manifestar através de produtos ou serviços. No caso dos produtos virtuais, fica difícil diferenciá- los dos serviços virtuais, dada a característica da intangibilidade, presente em ambos. Serviços no ambiente digital podem ser exemplificados pelos sites que oferecem soluções em TI como faz a microsoft, a Sun, a IBM entre outras. Já o comercio de produtos possui todos seus agentes na versão digital ou física. Por exemplo, uma loja de tijolos é física, mas uma loja de tijolos na Web é digital. Um jornal impresso é um produto fisico, um jornal em versão on line é digital. Por fim sabe -se que há diversas alternativas quando o assunto é economia digital, podemos comprar um produto numa loja virtual, mas que receberemos algo físico, em alguns dias em nossa casa, assim como podemos comprar algo numa loja virtual, que em poucos minutos carregaremos em nosso PC e estaremos usando, ou seja, completamente virtual.Fonte http://www.buscalegis.ufsc.br/arquivos/27-3.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário