segunda-feira, 4 de maio de 2009

VENCER NO CIBERESPAÇO!


São muitos os desafios para uma empresa sobreviver no ciberespaço. Apesar do crescente número de visitas ao mercado virtual, o número de clientes está longe de se igualar ao número de visitas. Ou seja, apenas alguns visitantes se transformam em clientes e estes possíveis clientes tendem a ficar, como já se afirmou cada vez mais atentos e exigentes.

Isto cria um desafio para cada empresa, que terá a difícil missão de agregar valor à sua marca, seus produtos ou serviços e conseguir uma inovadora forma de tornar isto perceptível aos clientes, através do contato virtual, e não do costumeiro contado tangível.
Para tanto, observa-se que os consumidores dão preferência a marcas e produtos tradicionais e de comprovada credibilidade. Afinal, é mais fácil acreditar na imagem virtual daquilo que já se manuseou e se provou do que nas novidades oriundas exclusivamente do cibercomércio.
Uma das ferramentas de maior eficiência no e-commerce é o gerador de possibilidades, ou seja, um espaço virtual, onde o fornecedor poderá mostrar de maneira extremamente abrangente, todas as possibilidades para o seu cliente. Quanto maior o número de informações, maior a probabilidade de se atingir uma decisão de compra positiva.
Mas teriam as empresas no ciberespaço alguma vantagem sobre as lojas tradicionais?
Alguns aspectos mostram que sim. Entre eles estão: a disponibilidade horária de 24 horas por dia, todos os dias; a facilidade de acesso, uma vez que não é necessário deslocar-se até a loja, assim economiza-se tempo e dinheiro; o preço costuma ser, potencialmente, menor pois as empresas não precisam preoculpar com alguns gastos, como por exemplo, a apresentação física da loja.
Por outro lado, existem também algumas desvantagens como a espera para receber, pois não é possível levar a mercadoria imediatamente e o fato de não existir a possibilidade da tangibilidade.
O que se conclui de tudo isso?
Nota-se facilmente que as empresas têm focado suas negociações através do ambiente virtual, enquanto que os consumidores finais (pessoas físicas) utilizam a internet muito mais para busca de informações, que efetivamente para compras. No entanto, percebe-se que usuários freqüentes, tendem a comprar cada vez mais no espaço veitual.

2 comentários:

  1. João Paulo Araújo4 de maio de 2009 às 23:40

    Muito interessante esse texto, concordo bastante com o que foi escrito, pois eu mesmo faço bastante este processo de verificar os produtos na web e comprá-lo numa loja real.
    A web é bem mais cômodo, pelo fato de não precisar sair de casa, mas às vezes é passada uma imagem errada do produto. Por isso procuro sempre que possível ir às lojas.

    Achei muito legal essa nova imagem =)
    J.P.

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  2. Hoje em dia existe um grande mito sobre a segurança nas compras pela internet, todo mundo tem medo de receber um tijolo em casa. Isso acontece também por causa das histórias de sucesso que não são contadas. É uma eterna guerra entre a segurança na internet e os hackers..

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